O filme "A Longa Caminhada para a Liberdade", retratando a vida de Nelson Mandela, foi o filme mais visto de sempre no fim de semana de abertura na África do Sul, angariando 315 mil de euros.
De acordo com os dados fornecidos pela Videovision Entertainment e citados pela AFP, o filme destronou sucessos de bilheteira como "Wolverine", "Hangover 3" e outros produzidos localmente, sendo encarado como um sério candidato aos Óscares.
A coprodução anglo-sul-africana, com o actor Idris Elba a desempenhar o papel do líder histórico sul-africano, retracta a vida de Mandela, e inspira-se largamente no livro com o mesmo título, que percorre o percurso do antigo presidente, desde a infância no Cabo até à sua eleição como o primeiro presidente negro, em 1994.
Mandela, morreu a 05 de Dezembro de 2013 na sua casa, em Joanesburgo, depois de ter passado quase três meses num hospital com uma infecção no pulmão, no princípio deste ano.
O filme tinha data de estreia para o dia da morte de Mandela, mas por questões logísticas da distribuidora, chegará às salas a 12 de Dezembro.